O que a contabilidade pode fazer por sua empresa? I

Controle e planejamento contábil e financeiro

A contabilidade deve ter como foco as empresas e não a geração de guias de impostos para arrecadar para o governo. Toda empresa, independente do porte e da atividade, deve fazer um planejamento contábil e financeiro. O controle dos recursos financeiros permitirá saber onde está sendo aplicado o lucro e quais são os gastos e despesas da sua organização.

Como começar um bom controle financeiro de forma simples e rápida?

  • Controle de todos os pagamentos e recebimentos: Essa previsão é comumente chamada de fluxo de caixa, nada mais é do que a projeção das receitas e despesas mensais de sua empresa. Ela é utilizada para identificar possíveis faltas de liquidez ao se cumprir com os compromissos financeiros do negócio.
  • Definição de margem de lucro: É importante que você faça uma análise de quais serão os percentuais de lucro da sua empresa. Ele pode ser calculado através dos valores recebidos pelas vendas de seus produtos ou serviços, menos os custos fixos e variáveis para produção.
  • Equilíbrio das despesas: Definir o ponto de equilíbrio de um negócio é fundamental. Basicamente é saber quando o rendimento total é igual às suas despesas, ou seja, saber o valor necessário para quitar todas as despesas, para a partir da quitação destas saber quando sua empresa começará a lucrar!

As três atividades acima podem também funcionar como indicadores de gestão financeira para a sua empresa, pois além de fornecem feedback sobre o desempenho atual, elas lhe darão uma projeção do futuro do seu negócio.

Quer saber um pouquinho mais sobre Indicadores Contábeis e Financeiros? Acompanhe nossas dicas e informações postadas semanalmente em nosso Blog e redes sociais, além de vários conteúdos no formato PodCast e em nosso canal no YouTube.

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil