Gestão da Crise: Como iniciar um planejamento para gerir uma crise

O mundo e a gestão das empresas com certeza não serão os mesmos após a pandemia do coronavirus e dos longos períodos de confinamento social. Muito bem, o mundo não acabou e as coisas precisam voltar ao normal. Então como fazer de forma prática um plano de gestão da crise, e manter seus negócios existindo.

Antes de mais nada o empresário precisa dividir seu novo planejamento de forma separada, considerando 04 etapas:

Etapa 01: Defina a missão

Entre o que você deseja fazer e o que precisa ser feito, analise se o seu negócio ainda tem a mesma missão, quando o negócio foi estruturado e iniciado as atividades. Muitos negócios se remodelaram ou vão precisar ter um novo formato, ter novo foco, novos mercados e vai precisar se adaptar as novas exigências do mercado.

Constitua um Comitê da Crise para dividir as ações a serem tomadas por cada membro, com pessoas chaves para rever os principais pontos da sua empresa. Conte com seu contador, com advogados, com gerentes e gestores da empresa. Verifique as decisões complexas a serem tomadas, dividindo cada ponto por área e eleja os administradores de cada setor.

Problema > Gestor > Plano de ação > Ações corretivas: sobrevivência do negócio

Etapa 02: Estabeleça os objetivos

Nada melhor para o dono do negócio do que ter os objetivos de sua empresa bem determinados. E qual o objetivo do meu negócio, depois da crise? Continuar existindo, é claro! Mas como vamos garantir que os negócios continuem existindo se não sabemos se os produtos e serviços vão continuar tendo procura?

O empresário deve perguntar-se:

  • o que eu vendo?
  • Para quem eu vendo?
  • Como chegar ao meu cliente foco?
  • Meu produto/serviço é desejável pelos clientes?
  • Meu atendimento é satisfatório?
  • Quanto meu cliente pagaria por meus produtos/serviços?

Tudo deve ser repensado. Tudo deve ser analisado. Tem que começar a pensar do zero. Dia 01 após a crise: por onde começar? Negociando prazos ou organizando o negócio? Chamar os funcionários de volta ao trabalho e uma nova campanha de marketing? Faça por etapa:

Etapa 03: Identificar as alternativas e estratégias

Muito bem. Vai ser dado a largada. Acabou o The Walking Dead, no final deste seriado toda população volta para as ruas, as empresas reabrem e todos sacam seus cartões de crédito para repor o básico. E depois do básico? Aliás, o que é básico e o que não é básico depois de uma quarentena?

Já mencionei em diversas Lives ao longo dessa crise: reveja totalmente o seu Marketing e identifique quais vão ser as necessidades de seus clientes pós-crise! Tudo precisa ser revisado, senão revejamos:

  • Reveja todo o seu marketing, os negócios e pessoas a serem impactadas são outras;
  • Reveja prazos e condições de entrega;
  • Capacitar novamente toda equipe de vendas, afinal, as prioridades e abordagens devem ser revistas;
  • Como estão os estoques? Como saldar os compromissos com fornecedores?
  • Vai adiantar voltar sem mercadoria para vender?
  • Vai adiantar voltar sem a equipe para prestar os serviços?

Etapa 04: Formule a estratégia

Uma vez repensado todo o negócio, elencando todas as possibilidades, dividindo os problemas com o comitê gestor da crise, com o uso de ferramentas de controle e de execução, coloque em prática:

  • Comece identificando o que precisa ser adquirido para voltar as atividades;
  • Veja o quadro mínimo de pessoal a ser utilizado;
  • Renegocie todos os pagamentos a serem feitos nos próximos 60 dias;
  • Vou conseguir vender nas redes sociais?
  • Meu negócio vai sobreviver com fluxo de caixa baixo?

Entenda bem. Cada empresa é única e a situação que cada uma vive é única. Mesmo estando no mesmo seguimento que seu concorrente, as ações e os resultados serão diferentes. Uma coisa é certa: quem sobreviver a esse momento delicado, vai conquistar novos mercadores, novos clientes, e o crescimento vai vir de forma gradual. Passar por um momento desse, apelando para rezas, achismos, e só com confiança, será pior do que não voltar as atividades.

Não esqueça: precisando de ajuda, estamos com excelentes técnicos e profissionais para ajudar sua empresa a passar por tudo, da melhor forma, com a melhor estratégia.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil