Contabilidade Gerencial: Usando as informações da empresa para identificar Markup, Margem de Contribuição e Ponto de equilíbrio.

Falar de contabilidade para alguns empresários é complicado, falar de contabilidade gerencial é muito mais difícil do que se pensa! Na visão errônea dos empresários e empreendedores contabilidade é igual a guias de impostos a serem enviadas para serem pagas, ou no mínimo, é ter uma conversa chata com aquele “cara” que só me liga para dar más notícias.

Existe um conjunto de textos, podcast(áudios), e-books, dicas e muito conteúdo produzido pela GC Gestão Contábil que os empresários, e até mesmo nossos clientes, não consomem. Isso ocorre por diversos motivos e desculpas! Uns acham o assunto chato, complicado, não útil, e outros conjuntos de adjetivos…

Em todos os demais países do mundo, os contadores e profissionais de apoio as empresas são altamente valorizadas, no Brasil isso não ocorre devido a vários motivos. Uns empresários e empreendedores se acham conhecedores do conteúdo necessário para conduzir seus negócios, outros acreditam que as informações contábeis são para os órgãos de fiscalização, e não para os negócios. E existe ainda os erros e falta de postura dos profissionais de contabilidade, que querem mesmo ficar no trivial de geração de guias e impostos a pagar.

O que os empresários e empreendedores precisam saber é que as informações contábeis são utilizadas como gerador de informações e indicadores de gestão. Sendo usados de forma correta, facilitam a tomada de decisão, sendo possível identificar cada ponto de melhoria nas empresas.

Nós últimos textos publicados pela GC Gestão Contábil mostramos a necessidades das informações contábeis para as empesas, senão veja os títulos:

– Markup: A procura do preço de venda
– Margem de contribuição: Esse é o segredo da lucratividade
– Ponto de equilíbrio: Como saber o volume mínimo de vendas

Neste texto vamos perceber que as informações mais importantes para gerar dados e informações gerenciais para determinar a margem de lucro, ponto de equilíbrio e definição correta de preço de venda de produtos e serviços são as informações contábeis. Informações importantes na tomada de decisão são geradas com uma contabilidade moderna, tais como: despesas fixas, despesas variáveis, percentual de impostos, dentre outros.

Então fica aqui a nossa pergunta: Já que os empresários não conseguem conduzir suas empresas sem as informações contábeis, por que não ter uma contabilidade consultiva que possa gerar dados e informações para conduzir seus negócios?

O que muitas vezes nos deparamos nas empresas é: Empresários e Empreendedores não permitem que os contadores ajudem as empresas a prosperarem, e com isso, mantem distância dos profissionais de contabilidade, sub utilizando os serviços de consultoria, gestão, informações, planejamento e vários outras técnicas que poderiam plenamente ajudar as empresas a crescerem e expandirem suas atividades.

Analisar as informações de custos, despesas, impostos, utilizando gráficos, simulações para tomada de decisão baseadas em dados reais e confiáveis, é e sempre foi a melhor forma de conduzir os negócios.

Utilizando o controle das informações básicas da sua empresa é possível:

– Monitorar e controlar as despesas, destacando quais despesas estão fora de controle, com gastos elevados, sendo possível avaliar o desempenho de sua empresa com empresas do mesmo seguimento;

– Analisar o custo de produtos, custo dos serviços prestados, custos diretos e custos indiretos, sendo possível avaliar mensalmente se ocorrer gastos elevados nos custos, sendo possível inclusive identificar os fornecedores que mais elevaram os preços de aquisição de materiais;

– Analisar e controlar os custos financeiros, de taxas de juros de empréstimos, das taxas bancárias e todos os outros gastos financeiros das empresas;

– É possível controlar os níveis de endividamento das empresas, sendo possível medir o endividamento de curto e longo prazo.

Poderíamos encher este texto com vários e vários outros indicadores que são possíveis de serem gerados para as empresas tomarem suas decisões de forma mais fácil que é feito hoje. Então por que isso não ocorre? Com a palavra o Sr. Empresário!

Não esqueça: precisando de ajuda, estamos com excelentes técnicos e profissionais para ajudar sua empresa a passar por tudo, da melhor forma, com a melhor estratégia.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil