Organize seu negócio e cresça!

Gerenciar uma empresa nada mais é do que o ato de gerenciar pessoas, processos, recursos e estratégias para se alcançar um objetivo. Com base nisso e com muito foco é necessário criar metas e caminhos para identificar as decisões e problemas a serem resolvidos dentro de uma empresa, a fim de atingir o grande objetivo: O sucesso do negócio.

Gerenciar e muito mais do que administrar. Gerenciar um negócio é mais complexo, pois o empresário precisa conhecer bem os processos operacionais do negócio, precisa entender o mercado, precisa ficar de olho nas novidades e conduzir tudo com maestria. Portanto a gestão é mais abrangente.

Vamos tentar lhe apresentar, ou trocar ideias sobre várias ferramentas que podem ser utilizadas no processo de gestão. A Gestão engloba todas as características necessárias para bons gestores. Ela é o papel central que envolve a administração, a análise, previsão e coordenação de processos e de pessoas

– Gestão Financeira

Alvo de muito material já produzido aqui pela GC Gestão Contábil, a gestão financeira é algo indispensável a qualquer negócio, seja ele pequena, médio, grande ou gigante! Gerenciar financeiramente uma empresa implica em registrar todo fluxo de ingressos e saídas de dinheiro relacionado ao negócio. Além das transações financeiras, fluxos de caixa, aplicação em investimentos, é sempre necessário trabalhar com orçamentos e retratar fidedignamente tudo que for relacionado a movimentação financeira das empresas, sem perder nenhum detalhe, prazos de pagamentos e registo das movimentações, com isso teremos não só histórico de tudo que ocorreu, como iremos poder projetar gastos de desembolsos futuros.

– Gestão de Pessoas

Gerenciar pessoas com certeza é o maior desafio de qualquer gestor moderno. Essa gestão é de suma importância para as empresas, pois formam as equipes produtivas, atendimento, negociação, estratégia dos negócios, ou seja, será o núcleo produtivo e estratégico que vai possibilitar a operação, a entrega dos produtos e serviços, e vão repassar o DNA do negócio, internamente e para seus clientes. Aqui entram características importantes que os gestores precisam ter, tais como, poder de liderança, empatia e acompanhamento de resultados.

– Gestão de Processos e Logística

Ambas estão relacionadas a forma de se trabalhar, de organizar o negócio e de como os clientes vão ser atendidos. E por meio desta gestão que o trabalho é otimizado para melhor desempenho do negócio e encantamento final do cliente. Vender é bom, mas vender e não entregar, ou pior, entregar de forma errada, é jogar dinheiro fora.

– Gestão de Vendas e Marketing

Vendas e Marketing, duas ações estritamente ligadas e correlacionadas nas empresas. A gestão de marketing está relacionada, não apenas a propaganda e divulgação, mas também em conhecer o público alvo, entender sua linguagem e qual a melhor maneira de abordá-los. Já a gestão de vendas é a concretização de várias outras ações e gerenciamento da empresa, com foco na transformação de um desejo do cliente, em troca de um produto ou serviço que esteja sendo ofertado. Ambas as ações utilizam várias suas estratégias que precisam ser bem definidas e direcionadas a levar o cliente ao produto ou serviço ofertado, com o aceite final e efetivação do negócio proposto. O marketing tem também a função de identificar as tendências de marcado e adaptá-las as demandas para manter o negócio funcionando.

O que pode ser feito para lhe ajudar a gerir melhor seu negócio

Não existe um método único para isso, há várias metodologias e ferramentas que podem lhe ajudar a ponto de melhor os processos e desempenho. Basta apenas adaptá-las as suas necessidades. Vamos ver algumas dicas então:

Swot

A análise SWOT, talvez, seja a mais conhecida e comum delas. Ela é uma análise da situação atual da empresa, o que ajuda a definir como pode fazer mudanças e quais estão atreladas a decisão.

PDCA (Plan, Do, Check, Act)

Muito utilizada para gestão em constante mudança e no controle de qualidade e melhoria em processos. Ela cria um ciclo virtuoso, em que o gestor cria uma mudança, executa, avalia e adapta para melhorar os resultados.

Canvas

Ferramenta muito utilizada atualmente para identificar pontos de melhoria, analisar a empresa como um tudo e fortalecer aquilo que a empresa tem de melhor, podendo até ser alvo de um novo negócio ou oportunidade de ganhos a curto prazo.

Gostou das dicas e das informações? Achou muito superficial?

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