A importância da conciliação bancária

Uma conciliação bancária consiste em se fazer a comparação física entre o saldo das contas bancárias com o controle financeiro interno de uma empresa. Mas ainda que essa seja uma atividade de extrema importância para qualquer negócio, muitos administradores, ou mesmo departamentos financeiros, abrem mão dessa prática tão importante. Na verdade, a conciliação bancária é de certa forma subestimada por muitas empresas e escritórios que não se dão conta da sua importância, principalmente para os setores contábil e financeiro.

A consequência disso é que, sem esse controle, não se pode garantir a exatidão dos saldos apurados em períodos específicos. Em outras palavras, a empresa que não faz a conciliação bancária com frequência pode perder o controle do real aporte de capital disponível e acabar tendo sua saúde financeira consideravelmente afetada.

Qual a importância de se fazer a conciliação?

Como já dito, a conciliação bancária apresenta uma situação financeira realista da empresa, extremamente necessária para que várias decisões importantes sejam tomadas, tais como fazer empréstimos para investimentos, financiamentos bancários, negociar pagamentos parcelados, saber das possibilidades de conceder descontos a clientes, entre muitas outras.

Da mesma forma, uma boa gestão também depende da precisão da conciliação bancária. Pense na importância do controle de fluxo para se fazer o planejamento fiscal da empresa, para se fazer o controle de custos e estoque, para calcular o lucro e fazer projeções orçamentárias.

Fora isso, uma empresa que não tem o hábito de conciliar consistentemente, também deixa de estabelecer várias outras rotinas igualmente importantes. Por exemplo, onde não há conciliação bancária, também não há necessidade de se fazer escrituração de movimentação de contas. Agora pense na vulnerabilidade dessa empresa. Pense no quanto ela está suscetível a fraudes internas, distorções de resultados e várias outras implicações graves para sua saúde.

Como começar a se organizar?

Se você se encontra nessa situação, já é mais que hora de começar a monitorar seus fluxos de caixa via conciliação bancária. Então, antes de qualquer coisa, crie uma cultura que estabeleça rotineiramente essa atividade na empresa. Se ela não for consistente, não terá utilidade.

Para te ajudar nessa tarefa, faça uso de uma ferramenta que te possibilite extrair os extratos bancários que podem ser em Excel, no formato OFX ou mesmo em PDF. O ideal é que ela, além de organizar seus fluxos e fazer sua conciliação, também possa te ajudar com relatórios que colaborem com informações importantes para suas tomadas de decisões gerenciais. Mas independente de qual ela seja, crie o hábito de armazenar seus extratos, se não diariamente, pelo menos uma vez por semana.

Resumindo, se você não controla o seu saldo bancário junto com uma conciliação bancária frequente, nunca terá uma posição concreta da situação financeira da sua empresa.

Pronto para estabelecer uma rotina de conciliação bancária? Qualquer dúvida é só falar conosco!

Fonte da matéria: Nibo.com.br
Adaptação: GC Gestão Contábil

Gostou da informação? Não se esqueça de deixar um comentário! Será um prazer conhecer suas experiências e tirar todas as suas dúvidas sobre essa matéria e outras!

Não esqueça de compartilhar essa informação, da mesma forma que foi útil a você, ela pode ser útil a outros empresários. Caso precise de ajuda, nesta e em outras questões que envolva assuntos contábeis e afins, entre em contato!

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil