Como montar um orçamento para iniciar uma empresa

Você resolveu criar seu próprio negócio. Você estudou e viu que sua ideia, seus produtos, seus serviços seriam bem aceitos no mercado, e que a forma de comercializar seus produtos seria muito bem aceita no mercado. Mas o que fazer para transformar tudo isso em realidade, ao ponto de emitir sua Nota Fiscal 001?

Esse texto é justamente para ajudar a transformar seus sonhos em realidade, deixando você bem informado de todos os problemas que você vai enfrentar a partir do momento que resolver: Vou abrir meu próprio negócio!

A primeira coisa que você deve fazer é elaborar um ORÇAMENTO. Esse orçamento deve separar o que são DESPESAS FIXAS e o que são DESPESAS VARIÁVEIS. Como saber o que é fixo e o que é variável em um primeiro momento? Existe um erro grande por parte dos empresários que acham que despesas fixas são aquelas com valores que não se modificam ao longo dos meses, como se as despesas fossem uma prestação, um pagamento de cartão de crédito com parcela sem alterar o valor. Não, a ideia não é essa, e sim, listar todas as despesas que ocorrem mensalmente, como por exemplo:

Aluguel; Salários; Internet; Telefone; Taxas do Governo e Bancos; Hospedagem do site; Ferramentas contratadas; Serviços de contabilidade; Serviços legais, seguros etc.

Outro valor que deve ser orçado são os valores de instalação da empresa. Móveis, equipamentos, materiais, reformas e ajuste das instalações, pintura, adesivos, e tudo que precisa ser feito para início das atividades. Observar o projeto inicial do local e os valores específicos para iniciar as atividades é fundamental. Geralmente as empresas conseguem linhas de créditos, financiamentos e empréstimos para implementar tais mudanças e adaptações.

Outra coisa importante a ser feito é a previsão de faturamento para os inícios das atividades. Em alguns casos os empresários consideram faturamento zero, nos três ou quatro meses de início de atividades. Por que fazer isso? Porque são os períodos em que o negócio está sendo consolidado, momento de prospecção de clientes, de investimentos em marketing e diversos outros gastos, por isso, os valores arrecadados não são considerados para uso na manutenção da empresa.

Outra ferramenta muito utilizada para tentar conseguir os valores exatos a serem desembolsados, é a ferramenta 5W2H, que pode ser melhor entendida em nossa matéria: Aprendendo a usar a Ferramenta 5W2H

Os empresários devem ainda observar, nos casos de empresas comerciais, os valores a serem reservados para compra e revenda de mercadoria. Esse é um fluxo de caixa específico para manter o negócio girando, com compras e negociações com fornecedores de forma agressiva e que não podem deixar de serem pagas. Via de regra, todos as novas negociações de compra iniciais, devem serem pagas a vista, sem a concessão de crédito ou prazo futuro de pagamento. Leve em consideração isso no momento de seu planejamento.

Então para facilitar vamos a um resumo do que você precisa fazer:

  • 01 – Veja seu projeto e especificações para abrir seu negócio (loja, escritório etc.);
  • 02 – Levante a possibilidade de linhas de crédito, empréstimos e principalmente condições e prazos de pagamento;
  • 03 – Verifique o seu estudo de mercado, viabilidade do negócio, tempo de retorno do valor investido e revise seus processos e procedimentos de venda e atendimento;
  • 04 – Faça uma última análise de custo e preços de venda dos seus produtos e serviços;
  • 05 – Elabore um planejamento de venda para que seja possível identificar o ponto de equilíbrio do negócio (receitas = despesas);

Por último: crie seu negócio e dedique-se a ele. Não delegue resultados, não pare de pesquisar e adaptar-se ao mercado, seja persistente e use todos os recursos para transformar seu sonho em realizada. Não esqueça de se cercar dos melhores profissionais, dentre eles um bom contador especialista em abertura de empresas e de consultoria para pequenos e médios negócios.

Veja ainda os textos em nosso Blog, principalmente os da secção GESTÃO FINANCEIRA

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil