Recessão, problemas financeiros, fluxo de caixa que não fecha, vendas cada vez mais escassez, então a solução é antecipar as poucas vendas na modalidade cartão de crédito e fazer o negócio girar, correto? Nem sempre empresário! Pode ser que você esteja levando cada vez mais sua empresa para o buraco. Vamos falar um pouco sobre vendas com cartões e os riscos de antecipar vendas?
Você sabe o que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis (valores a receber a prazo proveniente de vendas) permite que o empresário transforme em dinheiro o valor que a empresa tem para receber no futuro.
Ou seja, permite antecipar o recebimento de vendas realizadas na condição “a prazo”.
Porém, isso só é possível porque as instituições financeiras assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do valor dos títulos negociados (antecipados ou descontados).
Quais são os cuidados que o empresário deve ter antes de realizar as antecipações?
Decidir realizar a antecipação de recebíveis exige uma série de cuidados. Antes de solicitar o serviço é preciso planejar e organizar um planejamento financeiro. A antecipação de recebíveis gera taxa de negociações sobre os valores negociados, que são cobradas pelas instituições que realizam as antecipações (adiantamento dos valores).
As taxas são compatíveis com o tempo necessário para antecipar os valores as empresas. É importante avaliar quais recebíveis deve ser adiantado, considerando a garantia de recebimento da quantia, pois caso o cliente não honre com suas obrigações(gerada pela venda a prazo e promessa de pagamento futura), a instituição financeira ficará sem o dinheiro e poderá aplicar restrições a empresa ou exigir o pagamento dos valores em aberto.
Por isso, ao avaliar as receitas a serem antecipadas, é preciso considerar a reputação, perfil e o histórico de inadimplência dos consumidores.
Quais os ganhos e vantagens em se praticar a antecipação de recebíveis?
Crédito próprio: uma das vantagens de utilizar a antecipação de recebíveis é que o empresário não utiliza recursos de terceiros, e sim seus próprios recursos;
Rapidez no uso e liberação dos recursos: a antecipação de recebíveis otimiza recursos, diminui o percentual de endividamento do negócio e ajuda o empresário, podendo valer-se de vantagens na negociação com os fornecedores, por meio da antecipação de pagamentos;
Garantia de pagamento: pode ocorrer redução de inadimplência perante a terceiros;
Antecipação é o mesmo que empréstimo?
Não. O empréstimo é caracterizado pela concessão de um valor que deve ser devolvido, de uma vez ou em parcelas mensais, acrescido de juros e taxas, durante um determinado período à instituição credora. Já a antecipação de recebíveis, possibilita que o negócio comprometa somente o dinheiro que se espera receber de um ou mais clientes, sendo pago em apenas uma ocasião.
Ou seja, o empréstimo permite que a empresa pegue o dinheiro que não a pertence e devolver mediante o acréscimo de juros. Já a antecipação de recebíveis possibilita que a empresa trabalhe com recebimentos que pertencem a ela mesma.
Ambas as alternativas são aplicáveis em momentos de necessidade da empresa.
Contudo, os riscos do empréstimo são maiores, pois pode endividar a empresa se houver alguma crise. No caso da antecipação de recebíveis, por mais que a empresa passe por dificuldades, quem paga é o cliente.
Taxas: Como são cobradas?
É importante que a escolha da instituição financeira ocorra somente após análise das taxas a serem utilizadas nas operações a serem realizadas.
Algumas instituições citam apenas a taxa percentual de desconto de cada título, outras cobram uma tarifa fixa a cada título antecipado. Pode ocorrer ainda a cobrança de tarifa de transação, tarifa de antecipação e taxa de IOF.
Com isso, é possível encontrar taxa de 2%, porém, ao considerarmos as diversas taxas embutidas nas transações, algumas negociações podem chegar a um somatório de custo de antecipação o valor final ultrapassando 15%.
Quanto devo antecipar?
Um erro grave que torna o empresário refém, é a antecipação total de seus recebíveis, por isso, é muito importante avaliar antecipadamente as necessidades do negócio e, a partir disso, estabelecer um determinado valor que atenda as emergências, deixando o negócio fora de risco nos meses futuros.
O resgate total, sem necessidade, pode comprometer o andamento da empresa, por isso, antes de determinar a quantia e a data da antecipação, é necessário realizar uma projeção de fluxo de caixa.
A partir dessa projeção, é possível mensurar se o valor que está sendo antecipado poderá comprometer as contas da empresa no futuro!
Por fim, a falta de controles financeiros internos, a falta de uma composição de preço de venda correta, a alienação por parte dos empresários e a não intenção ou a falta de prioridade em controlar as finanças da empresa, podem levar um negócio a falência, e o pior: o total endividamento da empresa, dos empresários, comprometendo assim todos os seus bens e futuro de seus negócios. Em caso de dúvida, procure urgentemente um contador, estabeleça metas, controles e implante uma gestão financeira efetiva e regular nos seus negócios.
Veja ainda os textos em nosso Blog, principalmente os da secção GESTÃO FINANCEIRA
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe.
Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: www.gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil