05 Dicas financeiras para enfrentar períodos difíceis

Dentre vários problemas encontrados nessa crise, separamos 05 dicas para você refazer sua vida financeira. Fique atento, pior do que não fazer nada, é sair gastando dinheiro sem controle e sem finalidade, então, após a pandemia, valorize cada centavo, você vai precisar:

01 – Comece pelo básico, faça um planejamento financeiro

Não sabe por onde começar a recuperação da crise? Comece pelo básico, comece fazendo um planejamento financeiro. Um planejamento financeiro nada mais é do que uma projeção de receitas e despesas, para antecipar-se as dificuldades financeira por um período. Quando se faz um planejamento financeiro, fica mais fácil enxergar a quantia necessário e direcionar seu uso.

 02 – O básico é controlar, controlar anotando tudo!

Não importa como, o importante é fazer! Procure anotar em controlar em uma planilha ou caderninho, uma lista especial com os possíveis gastos extras. Eles acontecem em meses de aniversários, fim de ano, datas comemorativas e muitas outras e podem acontecer alguns gastos fora do previsto. Tomar notar dos gastos é importante para ter controle das saídas inesperadas de dinheiro e ajuda a controlar quando for gastar em outras áreas. Você deve inserir seus dados em algum controle, para conseguir ter controle e analisar os principais gastos. Gastos com cartão de crédito, para pagamentos posteriores, é ilusão, porque fica-se com a impressão de que os gastos estão pequenos, quando na verdade não estão. Consultar de forma on line os gastos com cartão, é essencial para evitar grandes gastos fora do orçamento.

03 – Gastos extras, esse pode ser o vilão

Anotar os gastos de forma geral é essencial, contudo, analise bem os gastos extras, pois você precisa estar prevenido sobre eles. O ideal é separar uma parcela do seu salário para eventuais gastos inesperados. Você precisa calcular o quanto deve ser destinado do salário de acordo com suas despesas, 20%, 30% são porcentagens elevados para gastos sem previsão, para destinar seus ganhos em despesas extras. Gastos com remédios, viagem de última hora, gastos excessivos de combustível, aquele presente para você mesmo, porque você merece. Reveja seus gastos, eles podem e devem ser menores. Uma boa dica é a regra 70%-20%-10%, onde 70% são para os gastos normais, 20% para gastos pessoais e 10% para reservas para necessidades futuras.

04 – Seja um negociador

O momento pede muita calma. Faça uma relação de todas as suas dívidas, incluindo os parcelamentos de cartão de crédito. O ideal é ligar nas operadoras de cartão para negociar as dívidas, a longo prazo, com parcelas pequenas. É possível conseguir um bom desconto, ou ainda uma boa proposta para pagamento a vista. Tente negociar as dívidas maiores, com previsões e valores dentro de sua capacidade de pagamento, sem atraso, para que não perca as condições negociadas.

05 – O momento é de priorizar o básico

Priorize o que é básico: alimentação e despesas fixas de casa. Uma das melhores dicas financeiras é comprar o necessário e evitar desperdícios e pequenos deslizes. Caso você faça compras mensais, pode tentar mudar para compras semanalmente, de forma reduzida. Evite ficar deslumbrado com novidades eletrônicas, supérfluos que você mal usar. O ideal é comprar o que faz falta e que será útil para você como para sua família.

Veja ainda os textos em nosso Blog, principalmente os da secção GESTÃO FINANCEIRA

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail:[email protected]
Nossos canais de Contato: https://linktr.ee/gestaocontabil