Controle financeiro próprio ou terceirizado (BPO Financeiro)

Já sabemos que o maior vilão para as empresas é a falta de controle financeiro. Sabemos ainda que os principais problemas que causam a falta de controle financeiro são:

 

Confundir finanças empresariais com finanças pessoais

Já falamos isso em cursos (contabilidade para não contadores), em diversos episódios de podcast, em outras matérias, e em vídeos, mas infelizmente essa prática errônea ocorre diariamente nas empresas. É aquele pagamento da conta de energia, a escola das crianças, aquela retirada rapidinha para pagar o almoço, o estacionamento… dentre outras “desculpas”.

O fato concreto é que alguns empresários não querem simplesmente adotar o controle financeiro, porque eles preferem continuar mentindo para eles mesmos, dizendo: Eu finjo que não tiro dinheiro da empresa, e a empresa continua dizendo que não tem dinheiro para me pagar!

Falta de controle nas compras

O problema não é só a compra de mercadoria para revenda ou insumos a serem utilizados na prestação dos serviços. O problema é geral: falta de controle em comprar, falta de controle na estocagem dos itens, falta de controle nos pagamentos, falta de compra legalizada com nota fiscais, dentre outras alegações. Aí vem a pergunta: falta dinheiro para pagar os fornecedores? Ou falta organização para deixar as coisas sobre controle? Falta controle de estoque? Ou falta alguém que coloque a casa em ordem?

Não projetar as finanças da empresa

O problema vem de onde? Deve os muitos porque não controlamos? Ou é melhor só o dono do negócio estar envolvido nos pagamentos da empresa?

Muitos negócios hoje são conhecidos como “barcos furados”, são empresas que não prestam para dar lucro. Mas basta terem a mudança de sócio ou do administrador, que o negócio prospera. Você já viu uma empresa com um bom controle financeiro quebrar? Será mesmo que o dono do negócio é a melhor pessoa para organizar, controlar e acompanhar as finanças daquele negócio?

Erro no cálculo do preço de venda

Qual a ferramenta que o empresário usa para calcular o preço de venda? O chutômetro?

É comum o uso de pesquisa de mercado para elaborar o preço de venda. Mas pesquisa de mercado não seria útil para verificar se o preço de venda prática está próximo ou não do valor cobrado pela concorrência e não como uma ferramenta balizadora do meu preço de venda? Pois é, muitos empresários usam a ferramenta de pesquisa de preço de forma errada. Lembre-se, o custo e as despesas de meus concorrentes não são as mesmas que a da sua empresa. Esse trabalho de precificação deve ser de cada empresa, com metodologia e números reais.

Depois destes questionamentos você empresário já pensou em não ter problemas com esse tipo de “puxão de orelha”? Não é melhor parar de ter raiva desse povo que fica querendo lhe controlar e doido para que você não gaste seu suado dinheirinho?

BPO FINANCEIRO

Hoje já é possível fazer a terceirização dos serviços financeiros de sua empresa. Basta você querer e delegar esses controles e alimentação de sistemas financeiros por conta de uma empresa terceirizada. Você se concentra no que é melhor, e deixa as chatices e controles para quem gosta.

Geralmente chamada de BPO FINANCEIRO no mercado, a terceirização dos serviços financeiros veio para ajudar as empresas, de forma geral, não precisa ser grande ou pequena, a manter os controles necessários em dias. Sistemas modernos são utilizados para que os empresários possam ver esses resultados na prática. Aplicativos para celular facilitam o acesso a informação, de onde quer que você esteja. Usuários com perfil apenas de consulta, e para lançar lotes de pagamentos são criados nos bancos e tudo funciona com a máxima segurança, controle, e compartilhamento de informações e responsabilidades. Não é por falta de informação que você vai ficar sem controlar melhor sua empresa.

E você pode estar me perguntando: Gilson, isso é caro? Não! Na verdade, essa terceirização leva em conta o volume de movimentação financeira de sua empresa, os sistemas que ela utiliza hoje para vender e receber, dentre outros dados. É possível fazer uma cobrança personalizada destes serviços para sua empresa. O mercado pratica valores que vão de R$ 99,00 até valores maiores, quando o cliente é muito grande e possui a necessidade de ter uma equipe dedicada a isso. Mas geralmente, são preços mais baratos do que contratar um estagiário para ter os controles que você deseja ter de seu negócio.

O bom mesmo deste serviço é o uso de ferramentas de controle, integração com os setores de sua empresa, e até mesmo com a sua contabilidade, que vai conseguir importar toda movimentação financeira, gerando mais facilmente outras peças de controle e medição de desempenho de sua empresa, como são os balancetes mensais, as Demonstrações do Resultados dos Exercícios, as famosas DRE’s e muito mais.

E agora? Vai colocar culpa em quem por não ter os dados necessários para conduzir melhor sua empresa?

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: http://www.gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de Contato:https://linktr.ee/gestaocontabil

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *