Você controla as vendas a prazo? Ou mesmo sabe a importância dessa rotina para o controle financeiro de seu negócio?

Você precisa saber que uma venda só termina quando você consegue receber o valor dela de volta no caixa da sua empresa. Então fique atento, porque emitir uma nota fiscal e levar o cliente até a porta da sua loja para que ele volte, pode não significar que você está vendendo bem, você também não estar recebendo por essas vendas realizadas. Você precisa ficar atentos a alguns detalhes? Então acompanhe essas dicas:

1. Cobrança eficiente

O processo de cobrança é uma das partes mais desagradáveis do processo de contas a receber, porém é essencial para garantir o funcionamento da empresa. Grande parte das vezes os clientes deixam de pagar em dia não por falta de dinheiro, mas por falta de cobrança por parte da empresa. 

Um sistema que avisa automaticamente seus clientes sobre pagamentos que vão vencer naquela semana ou dia específico podem ser bem-vindo. Caso o pagamento realmente não tenha sido feito na data correta, o ideal é não demorar para cobrar o cliente, pois isso atrasa ainda mais o pagamento e atrapalha o seu fluxo de caixa.

Para melhorar ainda mais esse controle é interessante perceber se existe a tendência de que algum cliente atrase os pagamentos com mais frequência e qual o motivo para isso. Assim é possível supervisioná-lo mais de perto para que isso não se torne um problema. 

2. Cuidado com o grau de inadimplência

Com um processo estruturado é possível obter dados sobre os índices de inadimplência da sua empresa e dessa forma ter um planejamento mais assertivo. Por mais que existam estudos de mercado para cada setor, o ideal é que você tenha controle desses números e tendências da sua empresa. O ideal é que o índice de inadimplência não ultrapasse os 5% para que se mantenha saudável financeiramente.

Tendo esse controle é também possível oferecer alguns benefícios para os bons pagadores e dessa forma incentivá-los com descontos ou prioridade a continuarem com todas as contas em dia. 

3. Planejando o fluxo de caixa corretamente

Com todos os dados sobre os valores das suas contas a receber, datas e taxa de inadimplência, é possível calcular com precisão quanto de dinheiro deverá entrar a cada mês. 

Esse controle é importante para a sua empresa poder negociar prazo de pagamentos para os seus fornecedores. Além disso, também é possível mensurar recebimentos atrasados de meses anteriores, determinar a política de juros que a empresa pode aplicar.

Esses são apenas alguns dos benefícios que um processo organizado pode proporcionar a sua empresa. Uma boa dica para começar a ter todos esses benefícios é tirar esses dados das planilhas e trazer para um sistema que efetivamente vai te auxiliar a automatizar e otimizar suas contas a receber.

Veja mais informações no texto da série GESTÃO FINANCEIRA

Gostou dessa dica rápida? Quer ter acesso a mais informações e conteúdo para ajudar seu negócio ser rentável e crescer de forma correta? Acompanhe nossas #DicasGC, acesse nossas séries de conteúdo: Você + Gestor, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, 50 tons de Simples e muito mais informações postadas semanalmente em nosso #BlogGC. Siga nossas redes sociais @Gestao_Contábil, e confira vários conteúdos no formato #PodCastGC e em nosso canal no YouTube.

Essa é a GC Gestão Contábil, aqui o seu negócio tem valor!

Contatos:
Whatsapp: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de Contato:https://linktr.ee/gestaocontabil

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *