#Dica GC: O que é o Simples Nacional?

“Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.” Provérbios 3-35”

O Simples Nacional é um regime de tributação criado para beneficiar micro e pequenas empresas, onde o sistema de pagamento dos impostos é feito de forma simplificado, com condições e regras especiais. Essa sistemática não substitui os impostos cobrados para as grandes empresas, ele apena criar benefícios como a redução das alíquotas, e o pagamento em apenas uma guia – DAS – Documento de Arrecadação do Simples.

O Simples Nacional é composto de 05 tabelas, que são utilizadas para cálculo dos impostos, conforme as atividades que cada empresa atua. As alíquotas para cálculo dos impostos podem variar de 4% a 35%, divididas em cinco anexos que contemplam os mais variados ramos e atividades econômicas, sendo o anexo I – para atividades comerciais, o anexo II para atividades da indústria, anexos de III a V para as atividades de serviço. Cada tabela é composta de 06 faixas de faturamento, com alíquotas e sistemática de cálculo próprias. Uma mesma empresa vai poder utilizar mais de uma tabela, conforme suas atividades desempenhadas (empresa prestadora de serviços e venda de mercadoria, por exemplo).

Conforme o faturamento acumulado dos últimos 12 meses, a empresa terá um valor específico a pagar de Simples Nacional, podendo permanecer este regime desde que seu faturamento não ultrapasse R$ 4,8 milhões, porém, o empresário deve ficar atento para alíquotas mais elevadas, quando o faturamento ultrapassa R$ 3,6 milhões, momento em que, geralmente, as alíquotas tornam-se desvantajosas, comparadas aos outros regimes de tributação. Isso quer dizer que você deve procurar a orientação do seu contador e realizar os devidos planejamentos tributários tão falados.

Veja em nosso #BlogGC muitas outras informações sobre simples nacional, em nossa série 50 TONS DE SIMPLES, e em vários outros conteúdos, como em nosso canal do YouTube e nas séries de #PodCastGC.

Dica de #PodCastGC sobre Simples Nacional
#PodCastGC 73 – O simples nacional é o melhor regime de tributação para minha empresa?

Veja ainda em nosso canal do Youtube: Será que você pagou o simples errado e em excesso?

Essa é a GC Gestão Contábil, aqui o seu negócio tem valor!

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe!
Contatos:
Whatsapp & Telegram: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de Contato:https://linktr.ee/gestaocontabil

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.