#Dica GC: O que é Gestão de Pessoas?

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” José de Alencar

Muitos empresários iniciantes confundem termos e expressões técnicas. Muitas são comuns para profissionais de diversas áreas. Hoje temos uma dica para diferenciar: Folha de Pagamento, Recursos Humanos – RH e Gestão de Pessoas. Aí você indagar: Não é a mesma coisa? Não, não é!

Folha de pagamento

Geralmente são cálculos e informações processados para definir o gasto mensal dos funcionários regularmente contratados na sua empresa, que vai desde o cálculo dos valores a pagar todo mês, juntamente com impostos como o FGTS e INSS. O folha de pagamentos é encarregada ainda da verificação de faltas, horas extras, emissão dos contra cheques e pagamento dos benefícios.

Recursos Humanos – RH

O Recursos Humanos de uma empresa é um setor mais amplo do que a folha de pagamentos, onde vamos encontrar também a rotinas de recrutamento e seleção, pesquisa de clima, administração de benefícios (cargos e salários, vale alimentação, auxílios etc.), pesquisa de clima e outras rotinas que garantam a satisfação e produtividade dos funcionários.

Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é algo mais amplo, que geralmente envolve o planejamento estratégico da empresa, passando desde a valorização dos funcionários (recursos humanos), podendo ainda utilizar vários recursos para manter a equipe trabalhando em sintonia com os desejos dos gestores e metas traçadas. É comum utilizar:

  • Processo seletivo mais eficiente
  • Retenção de talentos
  • Melhoria do ambiente de trabalho
  • Motivação e produtividade
  • Redução de custos
  • Dinâmica entre colaboradores
  • Vantagem competitiva

A Gestão de Pessoas vai sempre trabalhar utilizando os pilares:

  • Motivação
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Conhecimento e competência
  • Treinamento e desenvolvimento

Assim o funcionário, muitas vezes chamados de colaborador, consegue distinguir os ganhos pessoais e profissionais, assim como a empresa também ganha, sendo em produtividade, lucratividade, retenção de talentos, treinamentos, já que todos estão engajados em um único objetivo e seguem o mesmo caminho. Muitas empresas vão além destes pilares, e partem para premiações e divisão de parte dos seus lucros com os funcionários, através de campanha de distribuição de lucros (PLR) ou com bônus no final do ano, como forma de incentivar esse ciclo de prosperidade.

Na GC Gestão Contábil temos várias parcerias e boas empresas que podem trabalhar muito esse tema na sua empresa, ente em contato. Agende uma reunião com nossos especialistas.

Veja esse super episódio de #PodCastGC falando um pouco mais sobre esse assunto: #PodCastGC 68 – Transformando Resultados Através da Gestão de Pessoas

Temos também muitos vídeos falando sobre esse tema em nosso canal do YouTube, veja a abordagem sobre esse no vídeo: Negociado sobre legislado pós Reforma Trabalhista

Essa é a GC Gestão Contábil, aqui o seu negócio tem valor!

Contatos:
Whatsapp & Telegram: 85988910976
Site: http://https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de Contato:https://linktr.ee/gestaocontabil

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.