Contratação de funcionários – 06 passos importantes

“Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.” Albert Einstein

Neste novo episódio nós vamos detalhar um passo a passo sobre como realizar a contratação de pessoal de uma forma que você não tenha problemas nas suas primeiras contratações. Até mesmo para empresas com um número grande de funcionários, aconselhamos dar uma conferida neste material. Evite erros, porque na hora de uma fiscalização, não adianta dizer que não sabia dos procedimentos corretos e que o que você estava fazendo era errado!

Você montou seu primeiro negócio, pensou em tudo, e depois que iniciou as suas atividades viram que não iria dar conta de tudo sozinho, então restou a decisão: Contratar alguém ou não para lhe ajudar?

Decidir contratar uma pessoa é apenas o início do problema, caso você não esteja bem-informado sobre esse processo. Muitos empresários partem para contratação de membros da família, coisa totalmente errada. Ajuda muito no início de cada negócio, mas desgasta e desagrega famílias e a empresa é sempre a prejudicada, porque na hora de contratar, tudo bem, o problema vai ser grande, na hora de fazer o desligamento, e acredite: parentes são perdidos, casamentos abalados, brigas vão ocorrer e pronto! Você vai ser o terrorista da família, o sem coração, o ruim, ganancioso…

Este conteúdo é justamente para lhe ajudar nessa árdua tarefa. Antes de realizar qualquer contratação, siga estes passos para que você possa contratar corretamente, e principalmente, não tenha que demitir os funcionários depois de um curto período de tempo, por ter realizado uma contratação errada, através da “indicação” ou mesmo de parentes.

Dica 01: Faça o perfil da vaga que vai ser aberta para contratação e as atividades que este novo funcionário vai executar.

Antes de ofertar uma vaga de emprego tenha bem definido o que esse funcionário vai executar na sua empresa. Você pode rebater essa dica dizendo: a própria vaga já diz o que a pessoa vai fazer! Vou contratar um garçom, então ele vai exercer as funções de garçom. Certo? Erado! Defina as atividades, local de trabalho, rotinas e funções que cada funcionário vai executar. O óbvio é óbvio somente para você. Funcionário precisa ser orientado, acompanhado, trainado e receber feedback de suas funções a serem executadas, sem isso, tudo vai dar dor de cabeça. Eles sempre vão lhe dizer: Não fui contratado para isso! Ter essa descrição do cargo e tudo que vai ser executado pelo funcionário vai evitar esse tipo de comentário, e problemas futuros.

Dica 02: Crie uma vaga e divulgue para que os candidatos adicionem seus currículos

Uma vez definido o que vai ser executado, e com um perfil da vaga definido, com os papeis e responsabilidades, chegou a hora de ver quem deseja se candidatar a sua vaga. Nesse momento é importante divulgar:

– Horário de trabalho

– Funções a serem executadas

– Salários e benefícios ofertados

– Conhecimentos necessários para ocupar a vaga

– Canal para envio do currículo (WhatsApp, e-mail, site etc.)

Dica 03: Faça o processo seletivo por fases

De posse dos currículos dos candidatos você deve fazer a triagem dos melhores candidatos para ocupar as vagas. Neste ponto você vai se deparar uma prática famigerada praticada pelo mercado: Currículos Fakes, isso mesmo, currículos falsos, com cursos, conhecimento de língua estrangeira e muito mais. Para confrontar isso vai ser necessário agendar entrevistas para validar os itens dos currículos, confirmar grau de escolaridade e conhecimento nas áreas e pré-requisitos que foram solicitados para ocupar a vaga. Vale a pena fazer uma análise dos motivos que fizeram o candidato se desligarem dos antigos empregos, além de confirmar os contatos e referências das empresas que o candidato já atuou, isso vai ser útil para confirmar ainda melhor as informações dos candidatos.

Escolha entre 03 ou 04 candidatos, sem descartar os demais que possam ocupar a vaga, isso porque você pode estar na fase final de seleção e seu candidato ser contratado por outra empresa, ou não ter mais interesse na sua vaga, mesmo ele tendo permanecido no processo seletivo até o final.

 Dica 04: Hora do olho no olho, agende entrevistas

Chegou o momento de conhecer melhor os candidatos. Antigamente o processo de entrevistas exigiam horários e local marcado para essas atividades, contudo, no mundo pós-covid essa atividade é desenvolvida hoje praticamente 100% no formato virtual, sem precisar de deslocamento do candidato ou mesmo em horário comercial. Muitas entrevistas ocorrem no formato online, e em horário fora do expediente normal das empresas de recrutamento e seleção (falaremos destas empresas mais a frente.).

Não se iluda, mesmo no formato online é possível saber muito dos candidatos. Confirme os dados dos currículos e confronte os candidatos para saber se todos os dados são mesmo verídicos. Confirme tudo que está nos currículos, dados, datas, experiências, pessoas de contatos, referências e tudo que será útil para você ter certeza de que o candidato em questão é o melhor no processo.

Para cargos de habilidade prática, nesta entrevista, se necessário, já agende os dias e horários para uma “prova prática”, onde você vai poder confirmar mais ainda dados e informações que não ficarem claros nesta etapa, e vai poder testar as habilidades do candidato pessoalmente.

Dica 05: Aprove ou reprove os candidatos

Muito bem, chegamos na fase de decisão. Aqui você já deve estar com um número de candidatos resumido, dois ou no máximo três, com as informações e dados confirmados, uma análise da entrevista e uma opinião formada, em grau de escala, do melhor candidato para vaga. Caso tenha feito tudo correto, você já terá uma ideia de valor de quem é o melhor para ocupar a vaga e deve fazer pequenas ponderações para decidir o felizardo a compor sua equipe de trabalho.

Antes de decidir pela melhor opção leve em consideração:

– Local onde o candidato mora e o tempo de deslocamento até o local de trabalho;

– Grau de interesse do candidato demonstrado nas entrevistas;

– Assertividade, pontualidade, postura, educação e interesse do candidato;

– Vontade de crescimento na empresa e em sua vida pessoal

– Necessidade do candidato em ocupar a vaga ofertada

Essas são as melhores dicas que podemos dar para que você não tenha dúvidas. Hoje as empresas desejam trabalhar com empregados que estejam precisando de emprego. Empresas estão dispensando essa ou aquela faculdade que o funcionário tenha se formado, até porque, hoje temos um número muito grande de alto didáticos e pessoas que se dedicam a aprender certas atividades e desempenhar funções, que este tipo de conhecimento específico, não se adquirem nas faculdades.

É importante sempre agir com a verdade com o funcionário, deixando claro as funções a serem exercidas, assim como a possibilidade de crescimento do candidato na empresa. Se sua empresa não tem, ou não gera nos atuais funcionários esse sentimento, mude isso rapidamente.

Dica 06: Encerre o processo enviando feedbacks

É importante dar feedback a todos os candidatos que participaram do processo, felicitando o candidato escolhido, assim como dando retorno aos que não foram aprovados. Por que fazer isso? Porque pode ser que o candidato escolhido não se adapte a empresa e você tenha que chamar o segundo, ou terceiro candidato mais bem avaliado para ocupar a vaga, alguns dias depois. Isso vai fazer com que você não tenha que fazer todo o processo novamente, do zero.

Lembre-se: O processo correto de recrutamento e seleção segue os seguintes passos:

Perfil da vaga > Divulgação da vaga > Processo seletivo > Entrevistas e testes > Escolha do candidato > Contratação

Não entendeu direito? Quer mais informações? Basta entrar em contato com nossa equipe ou conferir outros materiais já publicados em nosso Blog, ou mesmo no formato de #PodCastGC e em nosso Canal do YouTube.

Ouça nosso conteúdo no formato #PodCastGC no link abaixo:

Acompanhe ainda nossa produção de conteúdo em nosso Canal da GC do youTube:

Essa é a GC Gestão Contábil, aqui o seu negócio tem valor!

Contatos:
Whatsapp & Telegram: 85988910976
Site: https//:gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de Contato:https://linktr.ee/gestaocontabil

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.