O que é margem líquida de lucro?

A margem líquida nada mais é do que a relação percentual entre o lucro líquido e as vendas líquidas. Ela é calculada da seguinte forma:

Margem líquida = (lucro líquido / vendas líquidas) x 100

Ou seja, a margem líquida é o indicador financeiro que expressa o lucro líquido da empresa em percentual.

O principal objetivo das empresas comerciais é o lucro. Dessa forma, calcular a margem líquida é fundamental para que a empresa saiba se está tendo retorno com suas atividades.

Por outro lado, empresas lucrativas tendem a atrair mais investidores do que as que estão no vermelho. Com isso, podemos concluir que a margem líquida é um importante indicador de vantagem competitiva.

E qual a margem líquida ideal?

Primeiramente, para avaliar a margem líquida ideal, é necessário conhecer o setor de atividade da empresa. Além disso, também é fundamental verificar como está o seu desempenho em relação à concorrência.

Nesse sentido, existem determinados segmentos que, historicamente, proporcionam margens baixas. Dentre outros motivos, isso pode acontecer por causa do preço das matérias-primas e do grande numero de concorrentes.

É o caso de postos de combustíveis e redes de varejo, por exemplo. Nesses setores, as margens líquidas costumam ser mais reduzidas.

Nessas situações, as empresas precisam estar cientes de que o lucro dependerá, principalmente, de seus esforços de venda. Isso porque, nesses setores, há pouca margem de negociação de preços, tanto na compra de insumos e mercadorias, quanto na venda para o consumidor final.

Por outro lado, empresas que detêm algum monopólio, ou atuam em setores diferenciados, como tecnologia, tendem a apresentar maiores margens líquidas.

Por fim, como vimos, é sempre importante comparar a empresa aos seus concorrentes. Caso contrário, corremos o risco de ficarmos satisfeitos com um lucro mediano, enquanto o segmento registra grandes desempenhos.

Em contrapartida, nos setores de margens mais espremidas, o esforço de gestão é o que fará toda a diferença no resultado da empresa. Logo, deve-se conhecer e comparar as principais práticas de gestão desses segmentos.

Você que é impraticável não pode deixar de fazer o nosso curso: CONTABILIDADE PARA NÃO CONTADORES, que está disponível na plataforma SYMPLA, pelo link: https://bityli.com/zcBzB

Maiores dúvidas e informações, processos nossos contatos!

WhatsApp & Telegram: 85988910976
Site: www.gestaocontabilonline.com.br
E-mail: [email protected]
Nossos canais de contato:    https://linktr.ee/gestaocontabil

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.